Segunda superparada da cidade, na Tenente Coronel Brito, entra em funcionamento

O prefeito Telmo Kirst inaugurou a nova estrutura, que é referência a outros municípios do Brasil / Divulgação Prefeitura

A segunda superparada já está em funcionamento no Centro de Santa Cruz do Sul. Instalada na Rua Tenente Coronel Brito, nos fundos do Palacinho, a estrutura dispõe de internet, bebedouro, câmera de monitoramento, placas solares, ar condicionado, carregador de celular e cem por cento de acessibilidade. Além de todo esse conforto, os usuários podem acompanhar em uma tela de computador, em tempo real, o itinerário das linhas de ônibus que por ali circulam.

Para dar o start no funcionamento da nova estrutura, cujo modelo tem servido de referência para outros municípios do Brasil, o prefeito Telmo Kirst esteve no abrigo, na manhã desta quarta-feira, dia 21, acompanhado dos secretários municipais de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, de Planejamento e Gestão, Jeferson Gehrardt, e de Comunicação, Délsio Meyer. Poucas horas depois a antiga parada já havia sido demolida.

A nova superparada é maior que a primeira, construída na Rua Tiradentes e mede 18 metros de comprimento, com área fechada de 10,30 metros e duas áreas abertas de 3,80 metros cada. O custo da obra é de aproximadamente R$ 80 mil, com recursos próprios da Prefeitura.

Toda envidraçada e com capacidade para abrigar de 80 a 100 pessoas, a estrutura foi construída em um dos locais de espera mais movimentados da cidade. Diariamente cerca de três mil pessoas aguardam pelos coletivos. A água que abastece o bebedouro é fornecida pela Corsan e a empresa provedora de internet é a Bitcom, de Caxias do Sul.

O secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, faz questão de  lembrar que as melhorias no transporte coletivo integram um plano maior de mobilidade urbana. “Hoje 100% da nossa frota de ônibus conta com acessibilidade e recentemente seis novos veículos foram adquiridos, assegurando a manutenção da qualidade do serviço prestado em nosso município”, ressaltou ele.

Telmo aproveitou o momento para anunciar que no dia 10 de dezembro terá início a construção da terceira superparada, que será denominada de Central e cujo tamanho será ainda maior que as duas primeiras. O abrigo vai substituir a antiga estrutura hoje existente na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Júlio de Castilhos. “Vamos fazer a próxima parada em 60 dias, garantindo mais conforto para as milhares de pessoas da comunidade que esperam todos os dias pelo transporte coletivo”, disse.

Já neste domingo, dia 25, uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu) fara a remoção das árvores no local onde o abrigo será instalado. O trabalho será realizado no final de semana para minimizar transtornos ao trânsito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *