Segunda-feira 1,7 mil alunos retornam às aulas no Colégio Mauá

De 13 a 15 de fevereiro, o Colégio Mauá realizou o seminário preparatório para todos os professores do educandário. Com a temática Novos olhares, Novas Perspectivas, o evento envolveu planejamento pedagógico, momentos de reflexão e de orientações administrativas e pedagógicas, roda de conversa e reuniões por áreas de ensino. A programação contou ainda com duas palestras: Novas Competências para a Sala de Aula do Presente, com o professor e doutor Gustavo Severo de Borba, da Unisinos, e Bilinguismo para Aprendizes do Século 21, com a professora e mestre Selma Moura, do Instituto Singularidades (ISEI). O ano letivo para os 1.715 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde, inicia na próxima segunda-feira, 18.

Entre as novidades que aguardam os estudantes, destaque para a inauguração do novo prédio do Ensino Fundamental, financiado com recursos próprios e com doações da comunidade escolar. Neste ano também começa a ser implementada, gradativamente, a escola bilíngue para todos os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. O Mauá contará com 110 professores e 80 funcionários. “Sem dúvida, o maior ano letivo na nossa escola, que se prepara para comemorar seu Sesquicentenário em 2020. Estamos muito felizes e entusiasmados com as novidades, que reforçam a nossa proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral dos nossos alunos”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen.

As turmas do 1º ao 6º ano, que totalizam aproximadamente 850 alunos, iniciam o ano em novas instalações. O prédio conta com 4,6 mil metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, salas de música, idiomas, artes, atendimento, coordenação e psicologia, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, elevador, sanitários e cantina. “As novas instalações são de alto padrão de móveis e ambientes que proporcionarão uma melhor infraestrutura de aprendizagem para as ações do projeto pedagógico da escola”, completa Raschen. A inauguração do prédio acontece, de forma oficial, no dia 7 de março, a partir das 19h30.

CIRCULAÇÃO – A inauguração das novas instalações do prédio do Ensino Fundamental do Colégio Mauá altera a circulação de pessoas e de carros na entrada e saída da escola. A partir de agora, os pais podem utilizar o acesso da portaria do prédio principal, na rua Cristóvão Colombo, 366, a portaria do Ensino Fundamental, na rua Adolfo Caspary, 108 ou a portaria do ginásio de esportes, na rua Osvaldo Cruz, 665, para a chegada e saída dos alunos. O serviço de transporte escolar (vans) utilizará a portaria do ginásio de esportes para a chegada e saída dos alunos.

Junto ao portão de acesso ao prédio do Ensino Fundamental há uma área para embarque e desembarque dos alunos. A nova área tem uma disponibilidade de, pelo menos, quatro veículos, por vez, fazerem uso do local. “A colaboração de toda a comunidade escolar, desde os primeiros dias de aula, é imprescindível para garantir o bom funcionamento nesses horários”, salienta Raschen. Para a Educação Infantil, o acesso permanece inalterado junto à portaria do ginásio de esportes.

ESCOLA BILÍNGUE – A partir deste ano todos os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Infantil vão contar com cinco horas aula de inglês por semana, tornando a escola a única no Vale do Rio Pardo e Taquari com esta metodologia. Em 2020, os estudantes que ingressarem no 1º ano, já serão inseridos no processo bilíngue, com aulas curriculares e extras no idioma inglês. De acordo com Raschen, “em 2022, teremos concluído o processo de implantação, mantendo a sequência para os estudantes do 5º ao 9º ano e após, para o Ensino Médio”. O projeto está sendo implementado com o quadro atual de professores de Língua Inglesa e ainda com a contratação de novos profissionais da área.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *