Santa Cruz em Foto 2018 movimenta cenário cultural da cidade

Na próxima quinta-feira (04/10), às 19h30, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz – Estação Férrea, acontece a abertura oficial do projeto Santa Cruz em Foto 2018 – Retratos, uma realização do Sesc Santa Cruz do Sul, em parceria com os Cursos da Comunicação Social da Unisc. O apoio cultural é da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, da Associação Pró-Cultura, do Shopping Santa Cruz e da SystemLab.

Conforme o professor Rudinei Kopp, um dos coordenadores do evento, o tema “Retratos” traz à tona um dos mais antigos desejos humanos: o de se ver retratado. “Uma espiada na história nos permite comprovar essa vontade de alcançar a eternidade a partir da expressão do rosto, do corpo. A fotografia tornou essa vontade acessível a praticamente todo mundo ao longo do século XX”, diz ele. Além disso, o retrato não é apenas o registro de um instante em busca de uma fidelidade na reprodução de quem somos. Vai além. É também uma forma de pensamento que ganha vida nas mãos dos artistas fotográficos, um jeito dever uma época e um lugar. “O retrato é um convite para a reflexão, uma provocação para o expectador, um desafio para o tempo”, completa Rudinei.

O Santa Cruz em Foto 2018 reúne fotógrafos com os mais diversos perfis para produzir uma mostra que celebra o retrato como tema unificador. Através de quatro exposições espalhadas por Santa Cruz do Sul, entre os dias 05 de outubro e de 30 de novembro, o público vai se surpreender com o poder das imagens em cada um dos trabalhos participantes.

O evento também tem atividades educativas e de contato mais direto com o público, com as oficinas, que acontecerão em escolas, e a ação “Retratos Anônimos”, que terá fotógrafos captando imagens das pessoas que passarem pela Praça Getúlio Vargas no dia 20 de outubro, pela manhã e à tarde. Na abertura, os convidados conhecerão a Mostra “Fiéis”, dos alunos do Curso de Fotografia da Unisc, que acontece no Centro de Cultura – Estação Férrea. Na Unisc, a partir do dia 05/10, em diversas paradas de ônibus, no estacionamento interno, fica a exposição “Singularidades”, da Turma da Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual da Universidade. A partir do dia 10/10, no Shopping Santa Cruz, começa a exposição “ASAN em Retratos” e no dia 15/10, na Casa das Artes Regina Simonis, será a abertura oficial da Mostra “Grandes escritores”. Confira abaixo mais detalhes.

Todas as exposições tem entrada franca. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713-3222, no site sesc-rs.com.br/santa_cruz_do_sul e na página facebook.com/sescsantacruzdosul.

Projeto de arte visual apresenta quatro exposições em diferentes lugares / Lula Helfer

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *