Caminhos de Caravaggio recebe certificado de complemento ao Caminho de Santiago de Compostela

O roteiro turístico religioso Caminhos de Caravaggio recebeu o certificado de complemento ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. A oficialização aconteceu em uma cerimônia realizada, na sexta-feira (8), na 31ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris).

Com isso, a rota que passa pelos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado e Canela (ou vice e versa), poderá ser utilizada pelo peregrino como parte da conclusão do percurso que parte de A Coruña, na Espanha. Esse trajeto de Santiago de Compostela é conhecido como caminho inglês e tem um percurso de 75 quilômetros.

Para que o peregrino receba a compostelana – certificado que comprova que ele percorreu o Caminho de Santiago de Compostela –, ele deve ter feito pelo menos 100 quilômetros. Como a rota de A Coruña contempla apenas 75 quilômetros, quem fizer o roteiro da Serra Gaúcha poderá utilizar os 25 quilômetros dele para receber o documento. Para isso, é necessário que o peregrino leve consigo o passaporte fornecido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS) carimbado e que comprove a execução dos 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio. Esse passaporte é diferente do fornecido pelas secretarias de turismo dos municípios e que dá direito ao certificado de conclusão da rota brasileira.

Sobre o roteiro Caminhos de Caravaggio

Consolidada no mercado turístico brasileiro, a Serra Gaúcha é o destino de muitas pessoas anualmente, especialmente por suas belas paisagens, atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e também pela gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais. A rota Caminhos de Caravaggio, que foi lançada oficialmente em maio de 2019, passa por quatro cidades da região turística das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul), além da cidade de Farroupilha, tendo um percurso de 200 quilômetros.

Ao fazer o trajeto, o turista recebe um guia de peregrino, que mostra o roteiro completo do percurso, dividido em 10 trechos, e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km.

No início do trajeto, o turista ainda recebe um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que ele percorreu os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio. De acordo com o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, 88 pessoas já concluíram a rota.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *