Profissionais da saúde recebem capacitação sobre IST’s e HPV

Nesta quarta-feira, 9, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) participaram de uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Papilomavírus Humano (HPV), com ênfase na sífilis. Médicos, enfermeiros e dentistas passaram a manhã recebendo orientações com a médica infectologista Cristiane Hernandes, do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), e com a ginecologista Denise Müller, do Centro Materno Infantil (Cemai).

De acordo com a diretora de Ações e Programas da Sesa, enfermeira Clarissa Gohlke, a capacitação foi realizada através do Núcleo de Saúde Coletiva (Numesc), instância da gestão de Educação Permanente Intersetorial de Educação em Saúde, e teve como principal objetivo aprimorar os processos de trabalho. “Vimos a necessidade de abordar temas técnicos para atualizar nossas equipes de trabalho. Essa atualização visa melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários do SUS e aperfeiçoar o fluxo da rede de atenção básica”, afirmou Clarissa.

Um dos assuntos abordados foi a importância da cobertura vacinal completa para meninos e meninas. “O HPV é um vírus capaz de infectar a pele e as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar câncer, e outros podem causar verrugas genitais”, alertou.

De acordo com Clarissa, os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina, disponíveis gratuitamente  nas unidades de saúde, no Cemai e no Sistema Integrado de Saúde (SIS) da UNISC. Os meninos devem tomar a vacina dos 11 aos 14 anos, e as meninas, de 9 a 14 anos

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *