Frio intenso em todo RS e neve na Serra Gaúcha

As previsões meteorológicas já anunciavam frio histórico especialmente nas regiões sul e sudeste do país com a chegada de massa de ar polar. Depois da chuva, a temperatura despencou e fez registros negativos em diversos municípios, com a formação de geada.

Ainda nesta quinta-feira, 20 de agosto, Gramado, Canela, Cambará do Sul e São Francisco de Paula foram algumas das localidades gaúchas que acompanharam o fenômeno da chuva congelada e também da neve. De acordo com reportagem publicada no jornal Zero Hora (por Jeniffer Gularte, 20/08/2020), este fenômeno é mais comum do que as pessoas imaginam, mas não costuma formar o cenário tão sonhado pelos turistas.

Ao consultar o diretor do Centro Polar Climático da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino, o climatologista enfatizou ao jornal que o Rio Grande do Sul raramente acumula neve na superfície pois, ao mesmo tempo em que é o Estado brasileiro mais próximo ao Polo Sul, está localizado em uma região subtropical, que tem invasão de ar quente mesmo no inverno.

A altitude e as temperaturas mais baixas contribuem, entretanto, para formação de neve na Serra Gaúcha. São diversos os registros encontrados nas redes sociais mostrando os flocos brancos de gelo em alguns dos principais cartões postais do Estado. A expectativa é de neve também nesta sexta-feira.

Neve em Canela. 20 de agosto de 2020.
Foto: Gramado Oficial – perfil Instagram @gramadooficial

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *