Dia da Consciência Negra tem programação especial na sala 101 da Unisc

O Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GTafro) promove na noite de hoje, na Unisc, um painel com a temática História, educação e raça: uma década de ações no Vale do Rio Pardo. O evento começa às 19h30 na sala 101 da instituição.

Segundo a organização, a proposta visa mobilizar a memória de publicações e ações pedagógicas que foram instrumentalizadas nos últimos 10 anos na região, destacando-se a publicação de livros por historiadores locais e atividades ligadas a luta antirracista. 2018 constitui também um ano importante, tendo em vista alguns marcos na história brasileira, como os 130 anos da abolição da escravidão, a chamada Lei Áurea, e os 15 anos da Lei Federal 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação.

Irão participar do painel a psicóloga Dóris Soares, atuando na Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre (Fasc); o ativista Cláudio Alves Ferreira, ex-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul (Compir); Mateus Silva Skolaude, historiador e autor de Identidades rasuradas: o caso da comunidade afro-descendente de Santa Cruz do Sul, e Mozart Linhares da Silva, historiador, autor de Educação, etnicidade e preconceito no Brasil, livros pioneiros na região, tendo completado uma década de publicação.

Aberto a toda comunidade, o painel dá continuidade a programação da Unisc relacionada a Semana da Consciência Negra. Na noite de ontem, também na sala 101, foi realizado o 2º Fórum Consciência Negra: Relações Raciais e Educação, contando com o apoio do Núcleo de Ação Comunitária (NAC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitária (Proext), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Departamento de História e Geografia e do Diretório Acadêmico Rosa Luxemburgo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc (PPGE). Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 37177685 ou pelo e-mail nac@unisc.br.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *