Cooperação entre empresas e Unisc vai produzir materiais para proteção de profissionais de saúde em Santa Cruz do Sul

Assim que a crise do vírus da COVID-19 tomou proporções mundiais chegando a região, a Dental Exames, colocou a disposição pelas redes sociais as suas impressoras 3D para a impressão de equipamentos de proteção individual (EPI´S) como viseiras/face schield e acessórios para máscaras respiradoras. A mensagem chegou à Unisc e a clínica passou a integrar um grupo coordenado por Rafael Kist, do Tecnounisc, pelo João Pedro Tonetto da startup Owntec e pelo professor Eliezer Henker do curso de Engenharia. Juntos estão trabalhando para projetar e produzir peças para a área da saúde para fazer frente a pandemia em Santa Cruz do Sul e região.

A Dental Exames fez a doação de filamentos, para a confecção de viseiras protetoras do modelo Face Schield, que estão sendo impressas na clínica, na Unisc, e parceria com outros proprietários de impressoras 3D.  A viseira, constituída de plástico e lâmina de acetato, cobre todo o rosto dos profissionais da saúde, evitando o contagio por aerolização, conforme especificações da Anvisa e aprovação dos médicos: “as Face Schield são importantes por oferecer maior segurança aos profissionais de saúde”, explica Luciana Sebastiany Mundstock, diretora da Dental Exames. O acetato foi doado pela empresa Rota, de Estrela.

As viseiras estão em fase de impressão e montagem e serão doadas para os hospitais, postos de saúde do município e havendo possibilidade para a região. “Estamos trabalhando intensamente para colaborar com a manutenção da saúde dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19 a realizar um trabalho seguro, e eficiente, disponibilizando nossa tecnologia e a equipe de funcionários”, conta Luciana.

Em paralelo, o TecnoUnisc também esta fabricando máscaras N95 e jalecos cirúrgicos, com material protetivo que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão, evitando doenças como o coronavírus.

Texto e Fotos: Assessoria Dental Exames

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *