Convênio Escola Inclusiva lançado em Santa Cruz do Sul

Nesta quarta-feira, 18, foi firmada parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade de Santa Cruz do Sul. Trata-se do convênio denominado Escola Inclusiva que foi assinado pela secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, e pela reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia Helfer. A partir de março de 2020, a rede municipal de ensino contará com a supervisão e acompanhamento de monitores qualificados para atender às necessidades específicas de cada aluno incluído.

Com o Escola Inclusiva, cinquenta monitores, acadêmicos da Unisc nas mais diversas áreas de formação, serão preparados e indicados pela Universidade conforme a demanda das escolas do Município. Além disso, a Unisc oferecerá capacitação para todos os professores da rede municipal. “Trata-se de um marco histórico não só para a educação, mas para a inclusão também. Com o convênio, teremos um atendimento mais ágil, rápido e qualificado para as nossas crianças”, explicou a secretária.

Santa Cruz atende mais de 200 crianças incluídas na rede de ensino municipal. Dessas, cerca de 80 precisam de monitoria específica. De acordo com a secretária, a seleção dos monitores será feita pela Unisc que buscará, em cada área de formação, os acadêmicos mais qualificados para cada demanda. “Nós indicaremos as necessidades que os nossos alunos possuem, seja física, psíquica ou pedagógica, e a Unisc fará a seleção dos acadêmicos por área de atuação. Além disso, esses monitores, antes de começarem a atuar nas escolas, serão capacitados pela universidade.”

Para a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia Helfer, todos ganham com o convênio. “Parceria é assim, tem que ser boa para os dois lados e, para nós, esse convênio será muito bom. Os nossos acadêmicos vão vivenciar a realidade escolar com esses alunos e a universidade ganha porque nós poderemos nos incluir nas realidades das escolas. O maior ganho é para o acadêmico que será o monitor porque ele vai agregar conhecimento e experiência a sua formação. Por tudo isso é que esse convênio muito nos agrada”, destacou a reitora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *