6 parques para conhecer na serra gaúcha

Seja sozinho, com crianças, em família ou para curtir com amigos, a região serrana do Rio Grande do Sul conta com diversas atrações para aproveitar a visita.

Além das características naturais das cidades que buscam a preservação da natureza, um dos aspectos que atrai os turistas são os parques.

Elencamos aqui seis lugares especiais para conhecer – independente de quantos dias durará seu passeio.

 

Foto: Divulgação

PARQUE DO CARACOL

Um lugar que reúne história e natureza. O Parque Estadual do Caracol em Canela recebe turistas de todos os lugares desde os anos 1950. O local apreciado por muita gente recebeu os primeiros imigrantes da região.

A infraestrutura existente na atualidade é composta por painéis interpretativos, trilhas ecológicas, estrutura de lazer, lancheria, restaurante, lojas de artesanato e uma escadaria de 927 degraus que leva até a base da cascata. E por falar em cascata, os seus 131 metros de queda livre dão um charme ainda mais especial ao lugar.

Endereço: O parque se localiza a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466). Canela – RS

Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h30

Saber mais: http://www.parquedocaracol.com/

 

 

 

 

Foto: Divulgação

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL

Um lugar repleto de encanto e magia, e claro, chocolate. O Parque Terra Mágica Florybal conta com mais de 40 atrações e mil esculturas, que impressionam pelos diversos personagens e bonecos gigantes que emitem sons e realizam movimentos. Um passeio em meio a mata nativa de Canela, onde é possível viajar no tempo, indo dos Dinossauros até a tecnologia do Cinema 7D. Ainda compõe o espaço, praças de alimentação, simulador de montanha russa, passeio de Dino Móvel, loja de chocolates e muito mais.

Endereço: RS 466 Km 5 nº 1630 (estrada Canela / Caracol) – Canela – RS

Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h30, inclusive domingos e feriados.

Saber mais: http://parqueterramagicaflorybal.com.br/pt

 

 

 

 

Foto: Divulgação

SNOWLAND

A serra gaúcha é conhecida pelo frio mais rigoroso que costuma ter ao longo do outono e inverno. Mas mesmo se a neve resolver não aparecer – porque depende das condições climáticas ideais ao fenômeno – no parque Snowland ela está sempre presente. Este é o único parque do Brasil com neve de verdade.

O local oferece uma montanha de neve artificial, onde é possível praticar esqui e snowboard, além de oferecer completa estrutura de serviços que conta com restaurantes, cafés e lojas.

Endereço: RS-235, 9009, R. Linha Carazal, Gramado – RS

Horário de funcionamento:  De quinta a terça, das 10h às 17h e as atrações funcionam até às 16h30. Parque fechado às quartas-feiras, exceto nos meses de julho, novembro, dezembro e na primeira quinzena de janeiro. *Consultar horários com a empresa.

Saber mais: https://www.snowland.com.br/

 

 

 

Foto: Divulgação

PARQUE ALDEIA DO IMIGRANTE

Este é o atrativo turístico de maior destaque de Nova Petrópolis. Inaugurado em 1985, tem como missão resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram a região.
O parque é composto por duas Aldeias (Bávara e Histórica) e conta com completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções tradicionais da época.

Endereço: Avenida 15 de Novembro, nº 1966, Centro – Nova Petrópolis – RS

Horário de funcionamento: Diariamente das 8h30min às 17h30min com permanência até às 18h.

Saber mais: http://www.aldeiadoimigrante.com.br/

 

 

 

 

Foto: Divulgação

ALPEN PARK

Localizado na área rural de Canela, o parque possui várias atrações como tirolesa, rapel, montanha russa e outros. O mais procurado é o trenó alpino, semelhante aos de neve utilizados na Europa, no qual o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade, que pode chegar até 40 km/h. Um passeio inesquecível com um contato especial com a natureza.

A entrada ao parque é gratuita, paga-se o ingresso de cada atração separadamente ou por meio de passaporte para várias atrações.

Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901 – Canela – RS

Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h45

Saber mais: https://www.alpenpark.com.br/

 

 

Foto: Divulgação

PARQUE OLIVAS DE GRAMADO

O primeiro parque de Olivocultura do Brasil fica em cima de um canyon no interior de Gramado e conta com uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades. Nele surgiu o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha.

Em um único ambiente estão reunidos o melhor da culinária típica dos imigrantes, além de atrações para toda a família como a Fazendinha de mini animais, trilhas na natureza e um passeio entre as paisagens naturais e plantações de oliveira.

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti nº 1808, Linha Nova, Gramado – RS

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h, com exceção das quartas-feiras, que são destinadas à manutenção do parque.

Saber mais: https://www.olivasdegramado.com.br/

 

Em breve mais sugestões de pontos para conhecer e se encantar na serra gaúcha.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *