1º Policiamento em Áreas Turísticas completa 15 anos de atividades

O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) completou no dia 19 de novembro 15 anos de atividades. Na quinta-feira, 28, foi realizado em frente à sede do BPAT, uma formatura alusiva ao aniversário e a Unidade recebeu a denominação histórica Batalhão Major José Nicoletti Filho. O vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) esteve presente no evento.

Neste mês de novembro, a Brigada Militar e toda a sociedade gaúcha tiveram mais motivos para celebrar. Na segunda-feira, 18, a Brigada Militar completou 182 anos, tendo como funções primordiais o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, não se limitando a policiar, mas em estar presente sempre que a segurança e o bem-estar da sociedade estiverem ameaçados.

HISTÓRICO
O 1º BPAT foi criado no dia 18 e instalado no dia 19 de novembro de 2004, com sede em Gramado, abrangendo a área de responsabilidade territorial de onze municípios.

Na Região das Hortênsias: Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café; na Região dos Campos de Cima da Serra, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana e São José dos Ausentes; e no Vale do Paranhana: Igrejinha e Três Coroas; ainda Santa Maria do Herval.

MAJOR JOSÉ NICOLETTI FILHO
Major José Nicoletti Filho (24/02/1871 – 05/12/1937) foi um dos precursores da criação do Município de Gramado, que também esteve nas fileiras da Brigada Militar, onde comandou o 6º Corpo Provisório da Brigada Militar, nomeado em 1923, pelo então Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Affonso Emílio Massot.

COMENDA
Na solenidade foi Instituída a denominação histórica do 1º BPAT, passando a se denominar Batalhão Major José Nicoletti Filho. Ainda na oportunidade entregue a Comenda da Ordem do Batalhão Turístico da Brigada Militar, no Grau Comendador, aos três netos do Major Nicoletti: José Nicoletti Junior, Marco Antônio Nicoletti e Átila Nicoletti.

A Comenda da Ordem do Mérito Turístico da Brigada Militar no Grau Comendador, é atribuída a personalidades civis cujos laços com a Unidade Turística da Brigada Militar são notadamente fortes, auxiliando no engrandecimento da imagem institucional, quer por suas presenças em nossos eventos e formaturas, quer por responderem de pronto as necessidades e anseios de suas comunidades acerca das questões de segurança.

Texto e foto: Lucas Brito (com assessoria de Imprensa do 1º BPAT)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *